Terapia da Fala | Lembra-se quando o seu filho/a disse a primeira palavra?


Oct 28, 2016

Sabia que...

desde o nascimento que o seu filho comunica com o mundo, através do olhar, choro, sons, expressões faciais e sorriso? É importante estar atento ao desenvolvimento do seu filho, mesmo antes das primeiras palavras.

Espontaneamente e inconscientemente, os pais estão constantemente a estimular e a potenciar o seu desenvolvimento.

Repare se o seu filho é capaz de...

 

  • Entre os 0 – 9 meses

-        Reage aos sons;

-        Reconhece as vozes familiares;

-        Seguir com o olhar;

-        Chora para demonstrar desagrado;

-        Imite sons;

-        Responde com sorriso.

 

  • Entre 9 – 18 meses

-         Alterna o olhar;

-         Faz gestos (aponta, adeus, gestos convencionais);

-         Compreende o “não”;

-         Interage com o adulto (faz “cu-cu”, esconde-esconde);

-         Diz a primeira palavra com significado;

-         Imita as palavras;

-         Reconhece objetos, pessoas, ações;

-         Combinada gestos com sons e/ou palavras;

-         Transmitem emoções positivas e negativas.

 

  •  Entre os 18 - 24 meses

-         Combina 2 a 3 palavras;

-         Usa o próprio o nome;

-         Responde a perguntas sim/não;

-         Nomeia objetos, pessoas e ações;

-         Faz perguntas com entoação;

-         Tenta fazer-se entender de diferentes formas;

-         Brinca ao faz de conta;

-         Procura o adulto para satisfazer as necessidades.

 

O desenvolvimento comunicativo até esta faixa etária é fundamental para um desenvolvimento linguístico harmonioso. Por isso, esteja atento ao olhar, à interação e ao brincar.

 

  • Entre os 2-3 anos

-         Constrói frases mais completas, 3 a 4 palavras;

-         Reconta alguns acontecimentos ainda sem sequenciação;

-         Utiliza mais palavras de forma perceptível;

-         Responde a perguntas simples;

-         Faz perguntas simples (quem? onde? O que?);

-         Cumpre ordens simples.

 

  • Entre 3–4 anos

-         Reconta acontecimentos com mais pormenores (sem fio condutor);

-         Respeita melhor a ordem dos acontecimentos;

-         Constrói frases corretas (ordem das palavras na frase);

-         As palavras são perceptivas por pessoas não familiares;

-         Desenvolvimento de noções temporais e espaciais;

-         Expressa verbalmente emoções positivas e negativas;

-         Usa o porquê.

 

  • Entre 4–5 anos

-         Mantém uma conversa com principio, meio e fim;

-         Reconta acontecimentos com fio condutor;

-         Mantém a atenção nas histórias, responde e pergunta;

-         Faz jogos cooperativos;

-         Articula corretamente a maioria dos sons;

-         Começa a utilizar diferentes tempos verbais.

 

  • Entre 5–6 anos

-         Adquire as noções temporais (manhã, tarde, ontem, amanhã, dias da semana);

-         Comunica com maior facilidade com adultos e pares (troca de informação);

-         Executa ordens complexas;

-         Reconta histórias com precisão;

-         Tem um discurso coerente;

-         Desenvolve as competências de literacia (brinca com os sons das palavras);

-         Apresenta um discurso compreensível por parte dos outros.

 

Nas faixas etárias subsequentes é importante estar atento à forma como  desenvolve a linguagem oral, ou seja, à construção das frases e à função que dá ao uso das mesmas. 

 

 Mais informações: 252 928 610 ou educacao@acip.com.pt