O processo de aprendizagem da criança deve ser um percurso dinâmico e ativo, que começa muito antes da entrada na escola. Este inicia-se no estabelecimento de relações entre a criança e o meio ambiente que a envolve, que serão a base para o seu futuro. É sobretudo através do brincar e do fazer que a criança tem oportunidade de aprender, de experimentar, de errar e de voltar a tentar. E esta aprendizagem deve ser um processo divertido, mas muitas vezes não é isto que acontece.
O que é?
A Integração Sensorial é um processo neurológico que organiza a sensação vinda do corpo e do ambiente, permitindo respostas adaptativas ao ambiente, ou seja, uma reação e um comportamento adequados ao estímulo recebido. O processamento da informação sensorial é a capacidade de receber, classificar e processar as sensações recebidas através dos nossos sentidos: visão, audição, paladar, olfato, tato, propriocetivo (posição e movimento do corpo) e vestibular (gravidade, movimento da cabeça e equilíbrio).
Qual a importância do processo de Integração Sensorial?
A disfunção da integração sensorial interfere na exploração e no envolvimento com o contexto, nas atividades e tarefas escolares, no brincar, nos autocuidados e ainda no ciclo de sono e descanso. Mais especificamente, compromete a capacidade que nos permite perceber como devemos usar as nossas mãos e o nosso corpo em tarefas como brincar, usar um lápis e um garfo, construir uma estrutura, arrumar o quarto e envolvermo-nos em diversas ocupações.
A Terapia de Integração Sensorial tem como objetivo melhorar a capacidade de integração dos estímulos sensoriais. É uma intervenção fundamental para minimizar dificuldades de aprendizagem, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, dificuldades motoras e problemas comportamentais.
Quais são os sinais de alerta?
Esta disfunção pode estar presente em crianças com um desenvolvimento típico e sem alterações cognitivas, como em crianças que tenham outro diagnóstico médico. E nem todas as crianças com dificuldades de aprendizagem, de desenvolvimento e comportamentais têm necessariamente uma desordem de integração sensorial. Existem, no entanto determinados fatores, que podem indicar a existência desta disfunção. Pais e professores devem estar atentos aos seguintes sinais de alerta e comportamentos:
O que fazer?
Maria João Fernandes
Terapeuta Ocupacional
Cédula Profissional Nº C-044019181