Psicologia | Quando procurar a um Psicólogo


Sep 6, 2019

A ACIP comemora o Dia Nacional do/a Psicólogo/a, reconhecendo o trabalho realizado por estes profissionais nas diferentes valências, contextos e áreas interventivas. Constituída por uma equipa multidisciplinar, a ACIP dispõe de um conjunto de serviços especializados com vista à promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

 O trabalho do/a psicólogo/a assume aqui um papel de extrema importância, uma vez que intervem ao nível socioemocional, promovendo atitudes e comportamentos que permitem ao individuo lidar de forma mais adequada com as tarefas desenvolvimentais normativas e não normativas. O seu trabalho também potencia e promove o autoconhecimento, mediante a exploração de potencialidades, até então desconhecidas pelo próprio, tornando-o capaz de vivenciar e experienciar novos desafios!

Para além disso, este profissional é responsável por intervir junto de toda a comunidade educativa, de forma a desenvolver competências pessoais e sociais promotoras da inclusão, de relações interpessoais, da qualidade e da satisfação com a vida, prevenindo, assim, a violência e a discriminação.

Importa salientar, que o trabalho do/a psicólogo/a deve ser assente em práticas e técnicas ajustadas a cada indivíduo, de forma a promover o seu bem-estar emocional e relacional, respeitando a idiossincrasia de cada um.