Regresso às aulas | O 1º ciclo


Sep 9, 2019

O regresso às aulas traz sempre consigo muita ansiedade.  

Mãe, falta muito para eu ir para a primária? Como serão os meus/minhas novos/as professores/as? Será que fiz uma boa escolha de curso?

             O início do ano letivo é marcado por muitas interrogações. Com elas surgem várias emoções: alegria, tristeza, ansiedade, nervosismo…No entanto, todos os/as alunos/as vivenciam este regresso de forma diferente: se uns têm medo e receio acerca do que poderá vir, outros enfrentam este regresso como algo positivo e entusiasmante.

Mas o que podemos fazer para ajudar os/as nossos/as filhos/as quando, neste regresso às aulas?

 

Infância - 1.º Ciclo (1.º ao 4.º ano)

A entrada para o 1.º ano é um marco na vida de uma criança. Esta começa a ter mais responsabilidades a seu cargo e depara-se com uma nova escola e um/a novo/a professor/a. Assim, o regresso à escola (ou para alguns, a entrada na escola) tende a ser marcado por sentimentos como a ansiedade e o medo.

Para os alunos do 2.º ao 4.º ano, este regresso é marcado pelo reencontro com os colegas e os/as professores/as e, por este motivo, tende a ser vivido de forma mais fácil e tranquilo, uma vez que estes já conhecem as dinâmicas escolares.

 

Dicas:

  • Promova a autonomia: o/a seu/sua filho/a pode ficar responsável por preparar o material (por exemplo, a mochila);
  • Organize tempo de estudo: defina bem os tempos dedicados ao estudo e os dedicados às brincadeiras;
  • Promova atividades lúdicas e divertidas: mostre ao/à seu/sua filho/a que o estudo pode ser algo divertido (por exemplo: faça jogos que envolvem a leitura e a escrita);
  • Estimule a autoconfiança e a motivação do/a seu/sua filho/a: valorize o empenho e os bons comportamentos que ele/a tem.
  • Auxilie-o nos trabalhos de casa: aproveite este tempo para estar com ele/a e ajude-o/a nas tarefas mais difíceis.