Perturbação do Desenvolvimento Intelectual


Apr 4, 2019

A Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI), é uma condição que compromete o neurodesenvolvimento e que afecta o Sistema Nervoso Central. Pode ter início desde o nascimento, até à idade adulta, atravessando todas as fases de desenvolvimento do individuo. Caracteriza-se por uma diminuição da dimensão cognitivo-comportamental esperada para a idade e escolaridade do indivíduo.
O diagnóstico é efectuado pelo médico, com recurso a escalas que visam avaliar a profundidade e severidade da patologia. As principais causas são de etiologia orgânica (como uma doença genética ou metabólica) e psicossocial. Mediante a gravidade da PDI, poderá haver um compromisso na capacidade adaptativa, interação social e autonomia do doente. No entanto, a intervenção precoce e centrada na pessoa, parece trazer benefícios na aquisição de competências e inclusão do individuo na sociedade.
Apesar de ter sido subvalorizada e subdiagnosticada no passado, actualmente a PDI tem tido uma importância crescente na comunidade, ainda que necessitada de sensibilização.

Dra. Adriana Horta, Psiquiatra