A VOZ | TENHA BONS HÁBITOS


Apr 13, 2019

A Terapia da Fala engloba todos os processos e funções associadas com a produção de fala, a compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, bem como com formas de comunicação.

A Voz Humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais sendo modelado pela boca, lábios e a língua.

A voz é o meio que cada um de nós tem para, dialogar, trocar ideias e exprimir sentimentos.

A voz é um dos elementos centrais da comunicação de cada indivíduo, verificando-se a sua presença, mas mais variadas formas de expressão e interação nos diversos contextos da vida diária (contexto familiar, social, profissional e artístico). Assim é essencial ter uma voz saudável contribuindo assim para uma maior e melhor qualidade de vida e funcionalidade comunicativa.

Mudanças na qualidade vocal indicam alterações ao nível da estrutura ou do movimento das pregas vocais. Que podem ter origem orgânica-funcionais (nódulos vocais, pólipos vocais, edema de Reinke, etc.), disfonias funcionais (mau uso ou abuso vocal) ou disfonias orgânicas (ocorrência de tumores, malformações ou traumas laríngeos, doenças neurológicas, etc.).

O Otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal.

O Terapeuta da Fala intervém na presença da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática da saúde vocal.

Veja a lista dos hábitos saudáveis e o que evitar para cuidar da sua voz!