Neurofeedback | Projeto I-BRAIN


Nov 26, 2015

A ACIP dispõe de um serviço inovador denominado Neurofeedback, inserido no projeto i-Brain. Trata-se de um método terapêutico não invasivo, indolor, e que permite ao indivíduo obter informação sobre a atividade dos seus próprios ritmos cerebrais, usando ao mesmo tempo essa informação para produzir alterações nessa mesma atividade. 

Envolve a autoaprendizagem, por parte do paciente, de como modificar a atividade das suas ondas cerebrais, de modo a que estes aumentem a atenção, reduzam a impulsividade e controlem os comportamentos hiperativos.

O treino acaba por ser bastante simples para o paciente. Aliamos um equipamento altamente sofisticado a um jogo de computador. A criança terá que o jogar mas, desta vez sem um comando ou sem teclado. Uma atividade lúdica que ajuda o cérebro a encontrar e reforçar o equilíbrio natural. Desta forma, é possível aumentar a capacidade de atenção/concentração, melhorar as capacidades cognitivas e de aprendizagem escolar e diminuir os níveis de ansiedade, agitação motora e medicação.