EDUCAÇÃO | Acordar, como tornar este momento mais sereno e agradável


Sep 11, 2018

São muitos os pais que referem este momento do dia como conturbado e tenso. Associadas às tarefas de higiene, temos o pequeno-almoço e a preparação dos lanches, tanto para os mais pequenos, como para os mais crescidos. Por conseguinte, são muitas tarefas a executar num curto período de tempo, durante o qual se reúnem todos os ingredientes para a existência de conflitos e de forte tensão. Esta advém, numa primeira fase, dos pais, estendendo-se depois para os mais pequenos, tendo em consideração a exigência no cumprimento dos horários de todos os elementos da família.

Para que a tensão matinal possa ser reduzida, sugerimos alguns ajustes na sua rotina, de forma a tornar este momento mais agradável:

- Tendo em consideração que cada pessoa apresenta um ritmo próprio e o momento de acordar, não foge à regra, deverá, em primeiro lugar, analisar o acordar do (s) seu (s) filho (s). Após esta análise, acorde-o da forma que ele mais aprecia. Não se esqueça que falar alto, acender a luz repentinamente ou puxar a roupa de cama, poderá não constituir a melhor estratégia para muitas crianças e que por si só podem despoletar uma birra.

- Programe atempadamente o tempo que precisa para cada tarefa. Não facilite na hora do acordar. Levante-se à hora programada, 10 minutos poderão fazer a diferença na rotina matinal.

- Execute o máximo de tarefas que sejam possíveis na noite anterior (prepare as roupas, as mochilas e oriente as lancheiras).

- Adote sempre a mesma rotina matinal. Mudanças na execução das tarefas poderão provocar desorientação nas crianças. Se normalmente se veste após o pequeno-almoço, tente manter esta ordem para que a criança consiga prever a tarefa seguinte, o que por repetição faz aumentar a autonomia e a rapidez de execução.

- Com a ajuda do relógio, atribua tempos para a realização das tarefas e desafie os seus filhos a terminá-las antes do limite estipulado. Tente torná-lo um momento lúdico e descontraído. Não se esqueça: Mantenha a CALMA. A inquietação do adulto poderá aumentar a tensão da criança. Queremos essencialmente que todos saiam de casa bem-dispostos.

- De manhã, não caia na tentação de ligar a televisão. Esta poderá constituir um foco distrator. Opte por ligar o rádio e ouvir música. Estudos recentes refere que ouvir música juntamente com os filhos fortalece os laços e promove o bem-estar emocional

- Felicite os seus filhos, sempre que conseguirem cumprir os horários. Se as coisas correrem mal, não deite as culpas aos mais pequenos. Diga-lhes que amanhã todos se irão esforçar para o cumprimento dos horários. Não se esqueça que o nosso quotidiano é tão exigente, que começar bem o dia em Família, ajuda-nos a enfrentar com serenidade os desafios e obstáculos.

 

Sejam Felizes!