O Regresso às aulas


Sep 5, 2018

Regresso às aulas? 

O período de férias que parece sempre tão longo, está prestes a terminar e com isso a ansiedade do regresso ou da novidade da escola.

Ficam aqui algumas dicas para lidar com esta fase que representa uma mudança para si e para os seus filhos.

- Antes das aulas começarem, inicie os horários de acordar e deitar que o seu filho terá quando regressar á escola.

- Se a escola for nova, leve-o a conhecer as instalações, mesmo que seja só o exterior.

- Se conhecer algum colega que frequentará a mesma escola, proporcione a comunicação entre eles.

- Quando a escola começar, escolha um momento calmo como o jantar ou o deitar, e pergunte o que achou do dia na escola, tente usar perguntas abertas para que a resposta não seja simplesmente sim ou não (exemplo: em vez de “a escola correu bem?” opte por “O que fizeste hoje na escola?”, “Quais foram as coisas que mais gostaste?”)

- Converse sobre os receios e as preocupações que o seu filho possa ter, tome a iniciativa numa conversa sobre o que ele pensa do regresso ou da entrada na escola, avalie as suas expectativas, medos e ansiedades.

Ensine o seu filho a lidar com o que ele considera um problema, não evite falar nisso pois assim não o ajudará a encontrar soluções. Mesmo que as expectativas ou medos pareçam irrealistas ouça-as e ajude-o a ciar estratégias razoáveis. Explique-lhe que esses sentimentos são normais e que ele não é o único a tê-los, pode ainda falar-lhe sobre a sua experiência pessoal, com isso o seu filho sentir-se-á compreendido.

Lembre-se, não pode garantir-lhe que as coisas más não acontecem mas pode prepará-lo para lidar com elas e acima de tudo mostrar-lhe que está ao seu lado quando voltar da escola.

Um ano letivo com muito sucesso!