Equitação Terapêutica | Conheça os seus benefícios


Feb 1, 2018

A relação do homem com o cavalo provém de tempos ancestrais, tendo evoluído ao longo dos séculos. A equitação com fins terapêuticos surge como valência terapêutica em meados do séc. XX. Surgem posteriormente as modalidades dentro da Equitação com Fins Terapêuticos, designadamente: Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Equitação Adaptada. O enquadramento da criança/jovem em cada umas destas valências depende dos objetivos terapêuticos definidos.

A Hipoterapia apresenta como objetivos a reabilitação através do movimento do cavalo, com repercussão maioritariamente neuromotora.

A Equitação Terapêutica define-se com objetivos psicomotores, mas também emocionais, sociais, cognitivos e académicos. Surge de igual forma a aprendizagem do montar a cavalo.

A Equitação Adaptada apresenta objetivos desportivos e de lazer, idênticos à prática de equitação mas adaptada à limitação do cavaleiro.

Quais os benefícios da Equitação com Fins Terapêuticos?

O cavalo possui uma marcha tridimensional, muito similar ao padrão de marcha humana neurofisiologicamente normal e o seu dorso apresenta uma estrutura que promove uma postura de sentado adequada.  Existe igualmente um grande aporte de informação sensorial, que juntamente com o ambiente circundante transformam o cavalo num elemento facilitador do desenvolvimento, seja este psicomotor, cognitivo, social e/ou emocional.

Quem pode praticar Equitação com Fins Terapêuticos?

Qualquer criança/jovem com Necessidades Especiais, desde que não apresente contra-indicações para a prática (deve existir uma avaliação inicial para aferir as indicações/contra-indicações).

Quais os principais benefícios?

Melhoria da postura, da mobilidade articular, estabilização do tónus, melhoria do padrão de marcha.

Melhoria da coordenação, do equilíbrio e da motricidade.

Melhoria do processamento dos sistemas táteis, vestibulares, propriocetivos e cinestésicos.

Melhoria da atenção, concentração e capacidade de aprendizagem, orientação espácio-temporal e lateralidade.

Melhoria da auto-estima, auto-confiança e sentido de auto-realização.

 

Gostaria de experimentar ? Envie email para educacao@acip.com.pt ou ligue 252 928 610.