Terapia Ocupacional | Que sinais de alerta?


Jan 10, 2018

O seu filho/a consegue manipular brinquedos e objetos pequenos? Agarra no lápis corretamente? Veste-se e despe-se sozinho? Come com os talheres à mesa? Consegue agarrar uma bola e atira-lá? Estas são algumas questões que lhe colocamos e tarefas do dia-a-dia onde o seu filho/a deve sentir à vontade na execução das tarefas.

É sobretudo durante a infância que se desenvolvem as competências motoras, cognitivas e sociais e, por isso, é nesta fase que os pais devem estar mais alerta. Observar o seu filho/a enquanto brinca e interage com os outros e com o ambiente que o rodeia é determinante nesta fase. Esta atitude preventiva vai permitir a resolução de problemas que possam ser identificados.

O pré escolar é uma fase onde as crianças são expostas a diversos estímulos e é aqui que os pais e educadores conseguem detetar alguma dificuldade, devendo estar em constante alerta e verificar se é fundamental, ou não, recorrer a um especialista para encontrar estratégias que permitirão inúmeras conquistas pessoais e profissionais.

Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e devemos respeitar esse tempo. Todas as crianças precisam de observar, sentir, imitar, experimentar e realizar, sempre com o olhar atento dos seus cuidadores.

Informações e questões estamos deste lado pelo telefone 252 928 610 ou 255 822 308 ou através do email marketing@acip.com.pt.