Paralisia Cerebral


Oct 20, 2017

 

...Somos escritores,ativistas comediantes e temos paralisia cerebral 

 

São cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral no mundo e são milhares os profissionais de saúde, médicos, terapeutas,professores e educadores que cuidam e potenciam uma melhor qualidade de vida e bem estar de todos. 

Nascem todos os dias perto de 100 crianças no mundo com paralisia cerebral, no entanto tornam-se invisiveis à sociedade. Garantir que cada um tem acesso aos seus direitos, que têm ao seu dispor serviços de saúde de excelência e permitir que cada um seja capaz de dar o seu contributo na sociedade é o nosso mote para este dia, 20 de outubro, Dia Nacional da Paralisia Cerebral.

Tal como cada um de nós eles provam que são capazes, veja o caso de sucesso do ator americamo R.J. Mitte, da série Breakind Bad, que chegou à fama aos 14 anos e que sofreu de bullying quando era mais jovem. Atualmente está a dar palestras sobre ideias equivocadas em torno da temática da deficiência. Revela ainda que a sociedade é injusta e muita negativa e afirma " por causa da ideia de perfeição... que tecnicamente não existe". 

A paralisia cerebral é uma lesão neurológica geralmente causada pela falta de oxigênio no cérebro ou isquemia cerebral que pode acontecer durante a gravidez, trabalho de parto ou até a criança completar 2 anos. A criança com paralisia cerebral possui uma forte rigidez muscular, alterações do movimento, da postura, falta de equilíbrio, falta de coordenação e movimentos involuntários, necessitando de cuidados durante toda a vida mas como diz Maysoon Zayid, comediante e escritora:

 

"Tenho 99 problemas e a paralisia cerebral é apenas um deles"