Não é consensual, por ter um sabor forte mas é ideal para repor os níveis de açúcar e de energia indispensáveis.
A tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, sobretudo, a vitamina C, que neste fruto existe entre 50 a 100 vezes mais do que na banana, 8 a 17 vezes mais do que na laranja, 75 a 150 vezes mais que nas pêras, e 50 vezes mais do que na maçã.
Aconselhado para desportistas, crianças e todas as atividades que envolvam desgaste físico elevado, pois nela contêm açucares complexos que permite ao organismo um processo de metabolização demorado.
Mas não se deixe assustar pelo açucar e hidratos de carbono este fruto é rico em vitamina B5 (ácido pantoténico), conhecido pelos seus efeitos tranquilizantes, tudo o que precisa depois de um dia preenchido e stressante, proporcionando uma sensação de bem-estar e de relaxamento.
As tâmaras merecem fazer parte do seu cardápio.
Ingredientes (*para 6 pessoas)
Preparação:
Abrir o lombo e colocar as tâmaras secas no meio. Depois, enrolar com fio norte, de forma a apertar bem antes de ir para o forno. Posteriormente, cortar as batatas.
De seguida, numa bacia colocar o óleo, as folhas de louro, o vinho branco, o sal, o colorau, a pimenta e os alhos. Nesse molho colocar o lombo e deixar repousar. Posteriormente, retira-se o lombo da bacia e coloca-se as batatas. Posteriormente, coloca-se o lombo e as batatas num tabuleiro de ir ao forno envolvendo-os com sal e vinho branco. O forno deve estar à temperatura de 180º C.
É de salientar que o tempo de preparação desta receita é de aproximadamente 30 minutos.
Receita realizada e produzida pelos formandos do Curso de Cozinheiro/a do Departamento de Formação