O brincar é a ocupação mais significativa e promotora do desenvolvimento das crianças. Com a brincadeira a criança experiencia diferentes papéis sociais, ajudando-a a conhecer a si e os outros.
O brincar desenvolve:
Durante a brincadeira o adulto deve:
Mas quais os brinquedos adequados a cada etapa?
0-3 meses
- Colo
- Mimo
- Conforto
- Som da voz dos pais
- Massagem
- Brinquedos com cores, movimento e som.
3-9 meses
- Mordedores;
- Brinquedos moles;
- Bolas;
- Cubos;
- Objetos empilháveis;
- Brinquedos de plástico, com cores fortes, sons e/ou luzes.
9-12 meses
- Brinquedos que estimulem as aquisições motoras, que os façam tentar deslocar-se, como bolas e rolos, objetos que imitam os objetos dos adultos;
- Atividades sensoriais;
- Atividades ao ar livre.
1-2 anos
-Livros, com imagens do dia-a-dia;
-Pequenas construções;
- Carrinhos;
- Bonecos;
- Jogos de encaixe.
O objetivo é ir complexificando cada uma das atividades de acordo com as competências de cada criança, não devendo ver o fator idade como estanque.
2-3 anos
- Estimular a conversação
- Contar e recontar histórias
- Exploração de digitintas, lápis de cor e de cera, marcadores e plasticinas são também boas opções.
- Jogo simbólico, brincar ao faz de conta
- Instrumentos musicais
- Jogo do esconde-esconde
- Atividades motoras: jogo dos sacos, saltar, correr, jogo do carrinho de mão
- Brincar com os elementos da natureza: água, terra, relva, areia.
3-5 anos
- Parque infantil;
- A brincadeira com os amigos é cada vez mais valorizada, começando a haver maior entendimento das regras sociais;
- Brincadeiras de faz de conta, dramatizações e teatros;
- O contato com diferentes materiais e texturas, dando continuidade ao trabalho com tintas, plasticinas e lápis;
- Jogos de tabuleiro, carros, bonecas;
- Construções;
- Livros.
Mais importante do que qualquer brinquedo é a partilha de afeto que se mostra central no processo de aprendizagem.