Psicologia | Brincar em tempo de férias


Aug 1, 2017

O brincar é a ocupação mais significativa e promotora do desenvolvimento das crianças. Com a brincadeira a criança experiencia diferentes papéis sociais, ajudando-a a conhecer a si e os outros.

O brincar desenvolve:

  • Raciocínio
  • Atenção
  • Criatividade e imaginação
  • Competitividade
  • Relacionamento interpessoal
  • Autoconfiança
  • Autonomia
  • Linguagem

Durante a brincadeira o adulto deve:

  • Posicionar-se lado a lado de forma a envolver-se com a criança
  • Seguir a iniciativa da criança
  • Dar-lhe opções de escolha
  • Esconder objetos em locais inesperados
  • Deixar o seu filho resolver problemas
  • Não resolver todas as suas frustrações
  • Dar espaço para errar 
  • Usar as rotinas para explorar o seu vocabulário
  • Antecipar acontecimentos e sentimentos

 

Mas quais os brinquedos adequados a cada etapa?

0-3 meses

- Colo

- Mimo

- Conforto

- Som da voz dos pais

- Massagem

- Brinquedos com cores, movimento e som.

 

3-9 meses

- Mordedores;

- Brinquedos moles;

- Bolas;

- Cubos;

- Objetos empilháveis;

 - Brinquedos de plástico, com cores fortes, sons e/ou luzes.

 

9-12 meses

- Brinquedos que estimulem as aquisições motoras, que os façam tentar deslocar-se, como bolas e rolos, objetos que imitam os objetos dos adultos;

- Atividades sensoriais;

- Atividades ao ar livre.

 

1-2 anos

-Livros, com imagens do dia-a-dia;

-Pequenas construções;

- Carrinhos;

- Bonecos;

- Jogos de encaixe.

 

O objetivo é ir complexificando cada uma das atividades de acordo com as competências de cada criança, não devendo ver o fator idade como estanque.


2-3 anos

- Estimular a conversação

- Contar e recontar histórias

- Exploração de digitintas, lápis de cor e de cera, marcadores e plasticinas são também boas opções.

- Jogo simbólico, brincar ao faz de conta

- Instrumentos musicais

- Jogo do esconde-esconde

- Atividades motoras: jogo dos sacos, saltar, correr, jogo do carrinho de mão

- Brincar com os elementos da natureza: água, terra, relva, areia.

 

3-5 anos

- Parque infantil;

- A brincadeira com os amigos é cada vez mais valorizada, começando a haver maior entendimento das regras sociais;

- Brincadeiras de faz de conta, dramatizações e teatros;

- O contato com diferentes materiais e texturas, dando continuidade ao trabalho com tintas, plasticinas e lápis;

- Jogos de tabuleiro, carros, bonecas;

- Construções;

- Livros.


Mais importante do que qualquer brinquedo é a partilha de afeto que se mostra central no processo de aprendizagem.