Direitos e Deveres
Clientes
Para que a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, C.R.L. possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua missão, é fundamental estabelecer um compromisso mútuo entre a Organização e os seus Clientes. Este compromisso reflete-se na presente Cartilha dos Direitos e Deveres elaborada nos grupos de auto-representação tendo por base as Convenções Internacionais dos Direitos Humanos.
Direitos
- Usufruir de um serviço que respeite a sua dignidade, igualdade e participação enquanto ser humano;
- Ser respeitado/a nas suas (convicções) diferenças sociais, culturais, filosóficas e religiosas;
- Aceder a toda a informação relativa ao seu processo individual;
- Participar activa e continuamente no desenvolvimento e acompanhamento do seu processo individual;
- Sugerir e reclamar, por si ou por quem o represente, e obter respostas às mesmas em tempo útil;
- Aceder livremente às normas e regulamentos da organização;
- Receber um serviço adequado e de qualidade;
- Dar ou recusar o consentimento livre e esclarecidamente;
- Ver respeitada a sua privacidade e a confidencialidade dos seus dados;
Ser informado e esclarecido sobre a rede de recursos existente.
Deveres
- Respeitar o direito dos restantes clientes;
- Prestar toda a informação necessária e pertinente ao seu processo individual;
- Cumprir com o serviço contratualizado;
- Respeitar e fazer cumprir o regulamento/funcionamento da organização;
- Participar activamente no desenvolvimento e acompanhamento do seu processo individual.
Jovens e Adultos
Para que a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, C.R.L. possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua missão, é fundamental estabelecer um compromisso mútuo entre os seus Clientes –Jovens/Adultos e a Organização. Este compromisso reflete-se na presente Cartilha dos Direitos e Deveres elaborada pelos Grupos de Auto-Representação tendo por base as Convenções Internacionais dos Direitos Humanos.
Direitos
- Ser respeitado/a;
- Dar a minha opinião;
- Ser informado/a sobre tudo o que me diz respeito;
- Conhecer o meu processo individual;
- Ver respeitada a minha privacidade e confidencialidade dos meus dados;
- Reclamar quando não estou satisfeito/a;
- Conhecer todos os serviços da ACIP;
- Usar os materiais/equipamentos que preciso;
- Ser feliz na ACIP.
Deveres
- Não tratar mal ninguém;
- Cumprir as regras da ACIP;
- Ser responsável pelos materiais e espaços utilizados;
- Participar no meu processo individual;
- Proteger a minha saúde;
- Respeitar a privacidade e a confidencialidade os outros;
- Fazer os outros felizes.