Direitos e Deveres

Direitos e Deveres

Clientes

Para que a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, C.R.L. possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua missão, é fundamental estabelecer um compromisso mútuo entre a Organização e os seus Clientes. Este compromisso reflete-se na presente Cartilha dos Direitos e Deveres elaborada nos grupos de auto-representação tendo por base as Convenções Internacionais dos Direitos Humanos.

Direitos

  • Usufruir de um serviço que respeite a sua dignidade, igualdade e participação enquanto ser humano;
  • Ser respeitado/a nas suas (convicções) diferenças sociais, culturais, filosóficas e religiosas;
  • Aceder a toda a informação relativa ao seu processo individual;
  • Participar activa e continuamente no desenvolvimento e acompanhamento do seu processo individual;
  • Sugerir e reclamar, por si ou por quem o represente, e obter respostas às mesmas em tempo útil;
  • Aceder livremente às normas e regulamentos da organização; 
  • Receber um serviço adequado e de qualidade;
  • Dar ou recusar o consentimento livre e esclarecidamente;
  • Ver respeitada a sua privacidade e a confidencialidade dos seus dados;
  • Ser informado e esclarecido sobre a rede de recursos existente.

Deveres

  • Respeitar o direito dos restantes clientes;
  • Prestar toda a informação necessária e pertinente ao seu processo individual;
  • Cumprir com o serviço contratualizado;
  • Respeitar e fazer cumprir o regulamento/funcionamento da organização;
  • Participar activamente no desenvolvimento e acompanhamento do seu processo individual.

Jovens e Adultos

Para que a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, C.R.L. possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua missão, é fundamental estabelecer um compromisso mútuo entre os seus Clientes –Jovens/Adultos e a Organização. Este compromisso reflete-se na presente Cartilha dos Direitos e Deveres elaborada pelos Grupos de Auto-Representação tendo por base as Convenções Internacionais dos Direitos Humanos. 

Direitos

  • Ser respeitado/a;
  • Dar a minha opinião;
  • Ser informado/a sobre tudo o que me diz respeito;
  • Conhecer o meu processo individual;
  • Ver respeitada a minha privacidade e confidencialidade dos meus dados; 
  • Reclamar quando não estou satisfeito/a;
  • Conhecer todos os serviços da ACIP;
  • Usar os materiais/equipamentos que preciso;
  • Ser feliz na ACIP.

Deveres

  • Não tratar mal ninguém;
  • Cumprir as regras da ACIP;
  • Ser responsável pelos materiais e espaços utilizados;
  • Participar no meu processo individual;
  • Proteger a minha saúde;
  • Respeitar a privacidade e a confidencialidade os outros;
  • Fazer os outros felizes.